Origem dos Bajuladores (puxa-sacos)

Origem dos Bajuladores:

 bajulador: bajulador vem do latim bajulos que significa “carregador” creio eu, que proveniente de um trabalho muito comum em portos. Os carregadores de sacas. No Brasil, por exemplo, tínhamos há alguns séculos atrás os carregadores de sacas de café.  Aqui chamávamos esse profissional dedicado de “puxadores” ou “puxa-sacos”Os profissionais que mais se dedicavam eram aqueles que carregavam mais sacos, pois eles recebiam por saco carregado.  Os “puxa-sacos” mais dedicados carregavam de uma só vez ate 250 kg. Eles ganhavam muito pouco e se esforçavam ao extremo somente para agradar o chefe pois na verdade, no final do mês a diferença salarial não era muito grande. Depois de algum tempo o esforço físico não era mais um grande requisito para agradar o chefe, pois o chefe nem sempre era o dono do estabelecimento ou empresa. E como muitas pessoas gostam de elogios sem finalidade, agrados ou serem aceitas mesmo nas mais esquisitas manias e situações.  

O “agrado desconexo” se tornou a forma mais comum de bajulação ou de “puxasaquisse”. Não demorou muito para o termo se transformar de uma nomenclatura usada em profissionais dedicados para a forma pejorativa de tratamento de quem usa de artificiosos para se promover de maneira “fácil”.  

Apesar de ninguém gostar da forma asquerosa dos bajuladores tratarem os “seus superiores” a maioria de nós fica inebriado com um elogio vazio.

Por isso a melhor forma de ser melhor, ou se destacar mais que um bajulador, é fazendo o que ele não tem tempo pra fazer. Trabalhar melhor e o mais correto possível.   

Thiago Almeida
Desenvolvimento.

other works / outros trabalhos[portfolio]

Anúncios

~ por thiagoalmeida em setembro 28, 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: